Relatório do Núcleo Regional de Atenção à Saúde, às Pessoas com Deficiência e aos Idosos da Defensoria Pública (Naspi) da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul apontou que 65% dos casos de saúde da Instituição foram solucionados de forma extrajudicial em 2016.
Durante todo o ano passado, 1099 pedidos de medicamentos, cirurgias, consultas e outras questões da área foram atendidos por meio da Câmara de Conciliação da Unidade Centro e dos convênios com as Secretarias de Saúde Municipal e Estadual.
Já os casos que precisaram de ações judiciais representaram 35% da demanda do Naspi. Foram 579 petições ajuizadas em 2016.
Os números demonstram os esforços feitos pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul em promover resoluções administrativas, que dão celeridade no atendimento da demanda do assistido e diminui o número de litígios na Justiça Brasileira.
O Naspi está localizado na Unidade Centro da Defensoria Pública em Campo Grande, na Rua Antônio Maria Coelho, 1668.